Guia Panamá

San Blas (Kuna Yala): o paraíso existe e está no Panamá

San Blas tem as melhores praias no caribe panamenho no Panamá

San Blas tem ilhas com as melhores praias no caribe panamenho 

Não tenho medo de dizer: o Panamá tem um dos lugares de praia mais bonitos do mundo. Kuna Yala, chamada de San Blas, é uma reserva indígena autonôma que tem cerca de 360 ilhas na costa do Caribe panamenho. O arquipélago é composto de ilhas formadas por bancos de areia, muitas cobertas de coqueiros e usadas também como atração turística. Não é um roteiro barato no país, mas também não custa o mesmo que ir para a Polinésia Francesa, com a vantagem de ver paisagens tão bonitas quanto.

No vídeo abaixo, você confere o visual estonteante de uma dessas ilhas em uma entrevista que eu dei para o programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” sobre o Panamá, na Band. No vídeo, você vê uma parte do trajeto até uma das ilhas de San Blas e confere a paisagem. Assista:

Para San Blas você pode planejar sua viagem de duas formas: faça um passadia (bate-volta) ou hospede-se em uma das cabanas de hospedagens oferecidas pelos índios. Aqui embaixo damos os detalhes.

Passadia (ou “bate-volta”) para San Blas, saindo da Cidade do Panamá

Para o passadia o melhor é sair 5h00 da manha do hotel. O trajeto de carro será de aproximadamente 2 horas até o porto de Carti, já na comarca. Depois, pelo menos 30 minutos de barco até a primeira ilha que tem estrutura para receber turistas.Neste caso, sugerimos que você não opte por praias em ilhas muitos distantes. É fácil explicar o motivo: 2 horas de carro e outros 30 ou 40 minutos de barco já tomam boa parte do seu dia. Depois serão outras 2h30 pelo menos para voltar para a cidade do Panamá.

Tendo tudo bem planejado e sendo bem atendido, você só estará pisando na primeira ilha por volta de 9h00 da manhã. Mas você terá de sair da ilha por volta de 3 da tarde, e esteja certo de que esse período será curto depois de você ver pela primeira vez esse paraíso.

Hospede-se em San Blas, no Panamá: quanto tempo ficar?

A segunda forma de conhecer Kuna Yala é se hospedar lá. Aí é que vem as decisões difíceis. E vamos responder diretamente. 1 noite é bom, 2 é ótimo e 3 pode ser demais. Não existe ilha ou praia mais bonita, mas as que você tem tempo e dinheiro para conhecer.

Se você gosta de fazer mergulho na modalidade snorkeling, isla Perro Chico é obrigatória, mas é a que mais tem pressão de turismo e não tem hospedagem com banheiro privativo. E isso quer dizer que você terá de dividir o banheiro com dezenas, quem sabe, centenas de pessoas.

Se você quer tomar sol, Chicheme, mas é a mais distante em Cayo Limon e também não tem cabana com banheiro privativo. Se você pode acampar, essas duas e outras 20 ou 30 ilhas somente nesta região de San Blas poderão te receber.

Para hospedagem de 2 noites ou mais você também pode optar por ir de avião, ou melhor, avioneta. Independente da forma que você vai usar para chegar, a melhor maneira de não ter surpresas é se informar bem antecipadamente e contratar um guia turístico especializado – clique aqui para conferir nossos roteiros para San Blas e aqui para fazer uma consulta dos nossos preços.