Guia Panamá

Compras no Panamá: um guia básico

O Panamá tem pelo menos três épocas do ano com excelentes descontos

Se você está pensando em viajar ao Panamá para fazer turismo e compras, saiba que, apesar do preço do dólar, ainda vale muito a pena comprar no Panamá, principalmente se comparamos os preços praticados aqui com os preços do Brasil.  O Panamá possui vários shoppings e centros comerciais onde você vai conseguir encontrar os eletrônicos, roupas de marcas famosas, acessórios, tênis, óculos escuros, perfumes, maquiagem, enxoval completo para bebês, etc.

Como brasileiros morando há sete anos aqui no Panamá, hoje já sabemos quais são os melhores locais para compras no Panamá, aqueles onde os moradores locais compram ou mesmo as melhores épocas para promoções e descontos. Também existem várias lojas grandes, de departamentos, que possuem seções inteiras de roupas de marca, por exemplo, a preços super convidativos. São locais onde é necessário garimpar bastante, mas que no final rendem boas compras.

Abaixo, confira algumas dicas básicas de compras no Panamá e, se quiser uma assessoria mais completa, consulte nossas opções de consultoria para planejar ou acompanhar suas compras por aqui, de acordo com suas necessidades.

Shoppings no Panamá: o que esperar deles

O Panamá tem vários shoppings e centros comerciais, alguns com perfil mais popular, outros com lojas mais sofisticadas. Saber o shopping mais adequado para as suas compras depende muito do que você quer comprar e do tempo que voce tem disponível. É importante saber, no entanto, que os horários de abertura e fechamento das lojas aqui no Panamá são diferentes dos horários do Brasil: as lojas abrem entre 10 e 11 horas da manhã e fecham entre 7 e 8 horas da noite.

O que você precisa saber sobre as grandes promoções – as “rebajas”

Há três principais épocas do ano com grandes liquidações:

  • Janeiro, logo depois do Natal e Ano Novo. Descontos de 50 a 70%, normalmente até o final de janeiro e, em algumas lojas, até o meio de fevereiro.
  • Final de agosto, começo de setembro. Promoções pela troca de temporada e para abrir espaço para a mercadoria de Natal. Também, porque é nessa época que se paga uma parte do décimo terceiro salário aqui no Panamá. As lojas de brinquedos fazem um grande saldão dos brinquedos que foram sucesso no Natal anterior e os preços são super baixos.
  • Black Friday, em novembro. Há alguns anos as lojas daqui também fazem a famosa sexta-feira de superdescontos com descontos de até 70% na maioria das lojas de shoppings e também nos grandes magazines de eletrônicos. Em algumas delas, os descontos já começam na semana anterior.

O Duty Free (free shop) do aeroporto do Panamá vale a pena?

O imposto para compras aqui no Panamá é de 7%, valor que se cobra no caixa, ou seja, sobre o valor da etiqueta do produto. Existem algumas opções para compras sem impostos, que são as seguintes:

  • Duty-free ou Free-shop do aeroporto de Tocumen: o principal aeroporto do Panamá tem centenas de lojas, desde eletrônicos a roupas e acessórios, além das famosas lojas de bebidas alcoólicas, perfumes e maquiagens. Em todas elas, não se cobra imposto. Os preços, porém, não tem outros descontos ou promoções.
  • Duty-free do Causeway, ou Isla Flamenco: trata-se de uma loja também sem impostos que fica em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Não é uma loja grande e tem algumas promoções. Tem bom sortimento de perfumes, cosméticos, bebidas, óculos escuros, etc. Qualquer turista pode comprar nesta loja, desde que comprove que está no País como turista, com o passaporte em mãos.

Zona Livre de Colón

A Zona Livre de Colón: é um grande centro comercial dedicado ao turismo de negócios, fora do espaço fiscal panamenho, ou seja, sem cobrança de impostos, com preços bastante atrativos. As compras feitas na Zona Livre devem ser enviadas ao país do comprador ou a área de aduanas do aeroporto. Como o local fica a 80 km da cidade do Panamá, a ida até lá depende muito do tipo de produto que se está buscando.

  • Zona Livre de Colón para o passageiros dos cruzeiros de Cólon 2000: um dado interessante sobre a zona livre de Colón é que os passageiros de cruzeiros tem entrada e saída livres, ou seja, podem fazer suas compras nas lojas, sem impostos e com os descontos habituais da área. Nesse caso, vale a pena uma visita!

Uma dica final pra conseguir mais descontos

Uma dica bacana é sempre mencionar, nas lojas, que você é turista (e levar o passaporte). Tem várias lojas, inclusive nos shoppings, que dão descontos a turistas, que variam de 5% a até 20% em alguns casos. Mas tem que pedir!!

Já tem hotel no Panamá? Aproveite para reservar com um super desconto pela Booking, clicando aqui